Área do Professor

Você, professor, já pensou como a realização de experimentos pode ajudar seus alunos a compreenderem melhor a química?? Certamente sim, não é?
Então, com o objetivo de ajudar vocês, descreveremos alguns experimentos feitos com materiais alternativos e de fácil realização em sala de aula, uma vez que nem todas as escolas possuem laboratório ou disponibilizam  vidrarias e reagentes.
Lembre-se: sempre teste o experimento antes de realizar em sala de aula!

Experimento 1: Pilha de Daniel

Materiais:

  • Fio de cobre para aterramento residencial, de espessura não inferior a 0,4 cm (utilizado para ligações elétricas) - polo positivo;
  • Liga de magnésio com aproximadamente 25 cm de comprimento(elemento encontrado em motor de carros) - polo negativo;
  • Solução eletrolítica: suco de frutas cítricas, solução concentrada de cloreto de sódio, refriferantes;
  • Fios conectores para o circuito externo da pilha (cabo fino de cobre: tamanho de n° entre 20 e 26);
  • Frasco de vidro com tampa plástica (recomenda-se frasco estreito e alto);
  • Equipamentos que podem ser operados por esta pilha: relógio de parede, rádio portátil, calculadora e outros objetos que operam com pilha AA, 1,5V.

Procedimentos Experimental:

A montagem da pilha consiste unicamente em megulhar os eletrodos no meio eletrolítico.
Faça três perfurações (não muito largas) na tampa do vidro, separadas por cerca de 1,5-2,0 c. Por, duas delas, passe os eletrodos metálicos, que devem ser mantidos na vertical; a terceira perfuração visa permitir o escape de gases formados nos eletrodos. Ligue as extremidades dos mesmos aos terminais do aprelho, via cabos conectores para o circuito externo da pilha.

Atenção: cuidado com soluções ácidas e desprendimento de gases;
                       atenção no tranporte e manuseio da pilha;
                       o experimento deve ser feito na ausência de chamas.

Obs.: O experimento foi realizado pelo grupo quimicão utilizando como solução eletrolítica solução concentrado de cloreto de sódio. A pilha foi capaz de fazer funcionar uma calculadora e um relógio despertador.

Bibliografia:  Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc11/v11a09.pdf.

Experimento 2: Oxidação e Redução: Vitamina C como agente redutor - interação com o iodo

Materiais:

  • Solução farmacêutica de iodo;
  • Comprimido de vitamina C;
  • Limão;
  • Três copos transparentes;
  • Um conta-gotas.
  • Uma faca.

Procedimento Experimental:

Coloque água até a metade dos três copos transparentes. 
Com o auxílio de um conta-gotas, transfira cerca de 10 gotas da solução alcoólica de iodo para cada um dos copos. Mantenha o copo 1 de referência. 
Coloque  no copo 2 meio comprimido de vitamina C. Compare a cor do copo 1.
Acrescente ao copo 3 gotas de suco de limão. Compare com a cor do copo 1.

Atenção: Cuidado para não se cortar com a faca.